Políticas de Ética

Código de Ética para a Revista Discimus com Base nas Diretrizes da COPE
 
A Revista Discimus se compromete a manter os mais altos padrões de integridade e ética na publicação acadêmica. Inspirados nas diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), desenvolvemos este código de ética para orientar nossos editores, autores e revisores em suas responsabilidades éticas durante o processo de publicação.
 
Originalidade
 
Os autores devem garantir que os manuscritos submetidos são trabalhos originais e que não foram publicados anteriormente, nem estão sendo considerados para publicação em outro meio.
 
Autoria
 
Todos aqueles que fizeram contribuições significativas ao trabalho devem ser listados como autores. Não devem ser adicionados nomes de autores que não contribuíram significativamente.
 
Reconhecimento de Fontes
 
Os autores devem citar adequadamente os trabalhos que influenciaram a natureza de sua pesquisa.
 
Conflito de Interesses
 
Qualquer interesse financeiro ou pessoal que possa influenciar os resultados ou interpretações do manuscrito deve ser revelado.
 
Erros em Trabalhos Publicados
 
Se um autor descobrir um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar a revista e colaborar para corrigir o artigo.
 
Plágio
 
Os manuscritos devem ser trabalhos originais. Qualquer forma de plágio não será tolerada e resultará na rejeição imediata do artigo.
 
Processo de Revisão por Pares
 
Todos os artigos submetidos serão revisados por especialistas na área. Tanto revisores quanto autores devem manter a confidencialidade do processo.
 
Direitos do Editor
 
O editor tem o direito de rejeitar qualquer manuscrito por razões de qualidade, ética ou qualquer outro motivo válido, desde que essas razões sejam claramente comunicadas ao autor.
 
Confidencialidade
 
Todas as informações apresentadas nos manuscritos serão tratadas com estrita confidencialidade.
 
Transparência
 
Todas as decisões tomadas pelos revisores ou editores serão comunicadas aos autores com as devidas justificativas.
 
Respeito
 
Espera-se que tanto autores quanto revisores mantenham uma linguagem respeitosa e profissional em todas as suas comunicações.
 
Não Discriminação
 
Não será permitida nenhuma forma de discriminação com base em raça, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, etc.
 
Responsabilidades dos Editores:
 
1. Imparcialidade: Os editores devem avaliar os manuscritos apenas pelo seu mérito acadêmico e relevância para o escopo da revista, sem discriminação por raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.
2. Confidencialidade: Os editores e o pessoal editorial não revelarão informações sobre um manuscrito submetido a ninguém além do autor correspondente, revisores, assessores editoriais e a editora.
3. Divulgação e Conflitos de Interesse: Os editores não utilizarão conteúdo de manuscritos não publicados em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso e por escrito do autor.
 
Responsabilidades dos Revisores:
 
1. Contribuição para as Decisões Editoriais: A revisão por pares ajuda o editor a tomar decisões editoriais e, por meio das comunicações editoriais com o autor, também pode auxiliar o autor a melhorar o trabalho.
2. Pontualidade: Qualquer revisor selecionado que se sinta não qualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou saiba que sua revisão não será realizada de forma pontual, deve notificar o editor e se retirar do processo de revisão.
3. Confidencialidade: Qualquer manuscrito recebido para revisão deve ser tratado como um documento confidencial.
4. Padrões de Objetividade: As revisões devem ser realizadas de forma objetiva. A crítica pessoal ao autor é inapropriada.
 
Responsabilidades dos Autores:
 
Consentimento Informado: Estudos que envolvam sujeitos humanos devem ter o consentimento informado explícito dos participantes. Para populações vulneráveis, como crianças, o consentimento deve ser obtido tanto dos pais ou responsáveis quanto dos menores, quando apropriado.
Anonimato e Confidencialidade: A identidade dos participantes será protegida através do anonimato, e todas as informações coletadas serão tratadas com estrita confidencialidade. Os autores devem garantir que os dados pessoais e qualquer informação que possa revelar a identidade dos participantes estejam devidamente protegidos.
Aprovação por Comitê de Ética: É necessário que estudos que incluam a participação de seres humanos obtenham aprovação de um comitê de ética institucional (IRB ou equivalente). Os autores devem anexar a evidência dessa aprovação no momento da submissão do artigo.
Proteção de Populações Vulneráveis: Em pesquisas que envolvam populações vulneráveis, como menores de idade ou comunidades marginalizadas, os autores devem tomar precauções adicionais para garantir que os direitos e o bem-estar dos participantes sejam respeitados.
 
Normas de Relato: Os autores de relatórios de pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de sua significância.
Acesso a Dados e Retenção: Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo junto com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para fornecer acesso público a esses dados.
Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que escreveram trabalhos completamente originais.
Publicação Múltipla, Redundante ou Concorrente: Os autores não devem publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista.
 
Procedimentos para Lidar com Condutas Antiéticas:
 
1. Identificação de Conduta Antiética: A má conduta na publicação pode ser identificada e levada à atenção do editor a qualquer momento.
2. Investigação: O editor facilitará uma investigação justa e adequada e consultará o COPE para orientação.
3. Resoluções: Incluem a correção da publicação, a retratação, a expressão de preocupação ou a remoção do artigo.
 
Este Código de Ética é um documento dinâmico, destinado a evoluir e se adaptar às necessidades em mudança da comunidade acadêmica e aos padrões éticos da publicação. A Revista Discimus se compromete a revisá-lo periodicamente para garantir seu alinhamento com as práticas editoriais mais éticas e responsáveis.